A pirâmide de bem-estar, tem como objectivo consciencializarmos que o bem-estar geral é o equilíbrio entre o bem estar da nossa mente, da nossa alimentação e do nosso movimento.
O ser humano é um ser de hábitos, por isso, o que tende a acontecer é mantermos os hábitos do passado, isto porque mudar um único hábito, pode até não parecer mas é um grande desafio.
O mais importante, o objectivo deste texto, é ajudá-lo a vencer o grande desafio, mudar os seus hábitos, para que possa melhorar a sua saúde e bem-estar. O novo ano é a oportunidade para um novo ciclo de prosperidade.
Alguns de vós, irão conseguir por si mesmo mudar sem ajuda, outros terão de procurar especialistas, “consultores de bem-estar”, sejam treinadores de exercício, psicólogos, terapeutas, nutricionistas ou até mesmo médicos, mas a maior parte dos casos, irá apenas comer a passa e ficar pelo desejo, à espera que o universo faça todo o trabalho.
Esta é portanto uma mensagem para poder tomar uma acção, para o incentivar a mudar os seus hábitos, para que o seu novo ciclo de vida seja melhor que o anterior, se não conseguir sozinho procure ajuda, mas tome uma acção, não interessa a velocidade a que muda, o mais importante é não ficar parado.
Voltemos à Pirâmide do bem-estar: a “Mente” é a base, é quem comanda a vida. Sem equilíbrio mental, pouco importa o que comemos ou que tipo de movimento realizamos, sem o equilíbrio da mente tudo fica em causa.
Mente
Existem uma infinidade de variáveis para o equilíbrio da mente, identifiquei sete que creio contribuírem, na nossa sociedade actual, de forma muito significativa para o bem-estar da nossa mente: finanças, imagem corporal, stress, realização, família & amigos, sono e sexualidade. Importante é identificar, nestas ou noutras variáveis, as que estão em desequilíbrio e necessitam de ser corrigidas.
Alimentação
A segunda perspectiva da pirâmide de bem-estar, é a popular pirâmide alimentar.
A sociedade ocidental em geral vive sobrenutrida, com excesso de comida. Comemos mais do que o nosso corpo necessita e em Portugal por exemplo, temos uma alimentação diversificada por um lado, mas no que toca às carnes, ainda está muito centrada nas carnes vermelhas, nos enchidos, na gordura. Também o hábito de beber água por si só ou infusões, normalmente não é muito regular, sendo frequente sim, o hábito do café, dos sumos ou do vinho.
Movimento
A terceira e última perspectiva da pirâmide do bem-estar é a pirâmide do movimento. O homem tem um corpo bio-mecânico, concebido para se movimentar, mas a tendência da sociedade moderna é para um estilo de vida sedentário, em que as máquinas fazem todo o trabalho físico por nós, , basta na maior parte das vezes um toque no comando ou até mesmo um comando de voz, estejamos sentados ou mesmo deitados. O estacionamento automático nos novos carros por exemplo, ou todos os mecanismos automáticos de apoio à condução assistida, como travagem automática, regulação de distância ou até mesmo de mudança de faixa de rodagem, tudo já disponível ao clicar de um botão. E nas nossas casas, abrir os estores pela manhã passou a ser carregar num botão em vez de puxar a fita com as mãos.
Como podemos então compensar este excesso de sedentarismo de carência de movimento?
Através do exercício físico!
Na base da pirâmide do movimento encontramos a actividade física que podemos fazer nas nossas rotinas diárias, como o andar ou subir escadas, no segundo nível temos já uma actividade física semi-estruturada, uma vez que já é uma rotina à qual temos de dedicar tempo para a realizar, caminhar, andar de bicicleta, correr ou nadar. No terceiro nível temos o exercício físico estruturado, já enquadrado por um profissional, onde se desenvolve várias qualidades físicas, normalmente: resistência cardio-respiratória, força e flexibilidade. O quarto nível com treinador pessoal, envolve uma personalização do programa de treino, muito importante para a motivação, segurança e eficácia nos resultados. O último nível, refere-se à prática de um desporto social, como o ténis, a corrida, o golfe, entre outros. Este quinto nível deve existir sustentado no quarto e no terceiro nível, porque a prática de um desporto, mesmo na dimensão social, conduz normalmente a assimetrias e encurtamentos musculares e consequentemente a lesões.
Mas então como mudar alguns hábitos?
Não existe uma fórmula para mudar de hábitos. Existem milhares. Todas as pessoas e todos os hábitos são diferentes de pessoa para pessoa e, por isso os métodos para mudar os hábitos diferem de pessoa para pessoa.
Ler este texto foi o ponto de partida, lembre-se que o importante é não ficar parado. Tome uma acção, se necessitar de ajuda será bem vindo.
António Macias
Gestor Wellness
Wellness Trainer
Áreas de atuaçãoClubes de Padel - Consultoria & Gestão
Wellness & Sports Produtividade & Bem-estar nas Empresas Team Building & Palestras #produtividade#wellbeing#consultoria#bemestar#wellness#empresas #treinopersonalizado#perderpeso#programas
#squash#spa#padel#tenis #festasdeaniversario#eventos |
Contatos |
Copyright @ 2014 | Active Life