ACTIVELIFE PERFORMANCE WELLBEING
  • Home
    • Quem Somos
    • Wellness & Sports Clubs
  • Wellness Corporativo
  • Home
    • Quem Somos
    • Wellness & Sports Clubs
  • Wellness Corporativo
Search by typing & pressing enter

YOUR CART

10/26/2020 0 Comentários

Stress Crónico - como evitar?

Imagem
Stress a nova doença do século XXI.

O ritmo frenético da sociedade em que vivemos, leva  a que as pessoas estejam submetidas a estilos de vida frenéticos, fatigantes e altamente desequilíbradores, o que faz com que estejamos cada vez mais sujeitos a agressões (externas e internas) que desregulam e envelhecem o nosso organismo e levam ao desenvolvimento de múltiplas patologias que advêm precisamente do “transtorno e desregulação” em que o organismo vive.
 
Existem dois tipos de stress a ter em conta:
  1. O stress agudo -que é a resposta imediata a algo que perturba o nosso equilíbrio físico ou psíquico, o stress bom;
  2. O stress crónico - , que é quando esse agente de perturbação se prolonga no tempo, o stress mau.
 
As causas de stress são múltiplas – assédio moral, problemas financeiros, problemas com relacionamentos, cobranças, prazos, separação, perda de parentes – fatores que vão promover distúrbios hormonais levando a um excesso de libertação da principal hormona associada ao stress: o cortisol, pela glândula suprarrenal e que é responsável por promover um ambiente inflamatório e catabólico no organismo. Isto interfere no sono, na compulsão por doces e salgados, hidratos de carbono e na energia do dia, com fadiga, cansaço (letárgico no dia e de noite desperta e fica aceso, perdendo o sono e repetindo o ciclo).
 
 
Metabolicamente quando o stress é crónico, os níveis de cortisol, hormona associada ao stress, deixam de ser elevados de forma pontual, como no stress agudo, para serem continuamente altos. Isto traz uma série de reações como:
  1. catabolismo muscular, chamada de gliconeogénese;
  2. grande descarga adrenérgica, com vasoconstrição periférica, enfraquecendo cabelos e unhas;
  3. lipogénese – aumento da gordura abdominal, para “preservar” e garantir uma reserva energética futura.
Sob stress o cérebro reconhece a situação adversa num reflexo de sobrevivência e ocorre uma queda na captação de triptofano [3][4] – precursor da serotonina – vindo dos alimentos.
Sem ela, a nível de hipófise, não há conversão de melatonina – indutor do sono – que perde a qualidade. O sistema imune também sobre com isso podendo desencadear ou até mesmo agravar doenças autoimunes. Este quadro de desequilíbrios hormonais gera um aumento na fome e do desejo de comer alimentos a base de hidratos de carbono. Sem o sono profundo e reparador não libertamos satisfatoriamente a leptina, hormona que induz a saciedade. Daí procuramos por uma sensação de bem-estar e conforto que está em falta, fazendo com que as conhecidas compulsões por doces apareçam. No mesmo cenário, também fica comprometida a libertação da hormona GH – importante para a produção de colagénio, ganho de massa muscular e óssea -. Além disso, há uma interferência na esteroide génese e queda na produção das hormonas sexuais, baixando a libido, vigor e energia entre outros sintomas. ⠀⠀⠀⠀
Imagem
Photo by energepic.com from Pexels

É importante prestar atenção em toda a situação de stress crónico, porque pode gerar um transtorno psicossomático devido a instabilidade emocional.
Afinal, é normal sentir raiva, deceções e tristeza. Isso faz parte da vida. O que não é normal é quando o stress deixa de ser algo de “momento” e passa a ser algo fixo, durando semanas, meses e até anos.
O stress não irá desenvolver uma doença da noite para o dia, mas com o tempo, o nosso organismo pode ficar debilitado e acabar gerando uma série de problemas. O stress tem impacto no organismo nomeadamente nos sistemas cardiovascular, neurológico e imunológico.
O stress leva também a uma diminuição da imunidade, alteração da função sexual e reprodutora, problema de memória e disfunção/qualidade do sono.
O sistema imunológico é afetado pelo aumento do cortisol. Isso pode fazer com que o nosso corpo fique menos capaz de controlar corretamente as inflamações, abrindo espaço para que as doenças se manifestem.
Reduz a mobilização de leucócitos circulantes por inibição da produção, e ligação, de moléculas de adesão aos recetores; diminui a atividade fagocitária e bactericida dos neutrófilos, embora aumente a fração destas células em circulação, por estimulação da sua libertação a partir da medula óssea.
Diminui também o número de linfócitos circulantes, particularmente os T auxiliares, envolvidos na resposta a substâncias estranhas, e diminui, igualmente, a sua função. Toda a imunidade mediada por células está deprimida. O mecanismo de depressão desta resposta é complexo, mas inclui uma redução na produção de mediadores intercelulares que ativam o sistema imunitário e o bloqueio da progressão no ciclo celular das células envolvidas.
Há, inclusive, estudos que mostram tanto que o stress crónico pode alterar a resposta imune à vacina do vírus influenza em adultos como, ainda, que a negatividade pode ser, inclusive, contagiosa!
Outros efeitos nefastos do excesso do cortisol no nosso organismo ocorrem no tecido muscular, tecido ósseo, tecido conjuntivo, sistema vascular, rins e sistema nervoso central.
 
Conclusão
O stress crónico tem um impacto negativo no nosso bem-estar.
É fundamental tomar medidas de forma a tentar recuperar o mais rapidamente possível, o que significa:
  1. fazer intervalos frequentes, preparar a alimentação, ou seja, fazer uma alimentação equilibrada e de acordo com as necessidades, para que do ponto de vista mental consigamos ser o mais rentáveis possível: “food for brain”;
  2. preparar o sono (desligar a atividade profissional duas horas antes de ir para a cama);
  3. fazer exercício com regularidade e adequado ao nosso dia, ou seja, introduzir um conjunto de rotinas em função da especificidade do nosso dia/semana, para que as pessoas consigam manter a performance durante o dia inteiro, tal como os atletas.
Imagem
Photo by andrew dinh on Unsplash

Nuno Rodolfo
Director Técnico Active Life 
Personal Trainer
0 Comentários



Deixe uma resposta.

    Autor

    Os autores deste blog são os profissionais da Active Life.

    Histórico

    Fevereiro 2021
    Janeiro 2021
    Outubro 2020

    Categorias

    Tudo

    Feed RSS

Áreas de atuação

Produtividade & Bem-estar nas Empresas
Clubes de Padel - Consultoria & Gestão
 Wellness & Sports

Team Building & Palestras
#produtividade#wellbeing#consultoria#bemestar#wellness#empresas  #treinopersonalizado#perderpeso#programas
#squash#spa#padel#tenis
#festasdeaniversario#eventos

 Contatos

Tel. 926414959 (chamada para rede móvel nacional)
email:  activelife.informa@gmail.com​

​Copyright @ 2014 | Active Life